Marketing digital: 10 ferramentas que você deve usar sempre

Administrar um negócio on-line não é tão fácil quanto você pensa.

Se compararmos o gerenciamento e a manutenção de uma empresa física com as infraestruturas, parecerá realmente mais simples…

Vamos ser sinceros, não é mais possível que uma empresa que se preze ignore o marketing digital.

Entramos em uma nova era:aerada informação(Big Data). As empresas não podem mais ignorar a Internet e, de alguma forma, devem integrar ferramentas digitais em seus sistemas.

Especialistas falam em ”transformação digital“.

Pessoas como você e eu vivemos normalmente.

Ao longo dos anos, começamos a integrar smartphones, tablets, redes sociais, aplicativos de mensagens sociais, soluções de pagamento on-line em nossas vidas, para quenão possamos ficar sem ele.

Imagine como seriam nossas vidas sem essas novas tecnologias … Não é mais possível.

Infelizmente, muitas PMEainda não sabem comousar redes sociais, SEO ou email marketing para alcançar o gigantesco mercado da Internet.

E isso pode ser entendido. Essas novas formas de marketing estão longe de serem óbvias para a maioria de nós. É claro que isso requer conhecimento (técnico e prático) combinado com um bom espírito de marketing.

Boas notícias, existem muitas ferramentas que permitem às empresas explorar redes sociais, SEO e email marketing. Com algum conhecimento técnico, qualquer pessoa pode usá-los para:

  • Faça pesquisa de palavras-chave (SEO)
  • Boletins de notícias do programa (email marketing)
  • Crie visuais e ilustrações para redes sociais
  • Faça uma análise competitiva
  • Formate páginas da web e analise o desempenho de um site

Neste artigo, vou compartilharminhas 10 ferramentas favoritasque uso diariamente para gerenciar minha presença online. Não sei nada sobre isso tecnicamente e, no entanto, sei como usar essas ferramentas. Então porque não você?

Você pode estar familiarizado com uma ou duas dessas ferramentas. Outros podem ser novos para você.

Em qualquer caso, certifique-se de uma coisa. Ao combinar essas 10 ferramentas, você poderá gerenciar totalmente sua presença on-line e gerar leads qualificados por meio de seu site ou redes sociais.

Você só precisa usar essas 10 ferramentas que apresentarei a você.

1) Publicação do buffer

Publicar é a ferramentaBufferque permite agendar suas publicações em todas as suas redes sociais em uma única plataforma.

O buffer também é uma das minhas ferramentas da web favoritas, talvez até a preferida dentre todas as ferramentas que vou apresentar a você, porque éextremamente fácil de usar.

Além disso, não está limitado na versão gratuita (ao contrário de seus concorrentes).

Com o Buffer, você podeagendarseu conteúdo com meses de antecedência, na hora que desejar.

Na versão gratuita, você pode programar até 10 publicações e tem direito a 3 contas sociais. A versão paga começa em US $ 15 por mês e oferece a possibilidade de gerenciar 8 contas sociais (perfeitas se você for um solopreneur).

Desta vez, você tem direito a 10 contas sociais no total (perfis, páginas ou grupos).

Se você é uma agência, os planos de negócios serão obviamente mais interessantes para você.

Vamos ver como isso funciona.

Para cada rede social, você pode estabelecer um calendário: escolha as horas e os dias nos quais deseja que suas postagens sejam publicadas.

Como você pode ver, não tenho preferência por horas no Twitter. É o mesmo calendário todos os dias (deixei o calendário padrão).

Assim que adiciono uma postagem na minha ”fila” (lista de postagens a serem publicadas). Será publicado na próxima hora agendada no meu calendário.

O recurso do Buffer Publish que mais gosto é sem dúvida aextensão do Chrome.

Ele permite que você adicione conteúdo ao seu ”rabo” que você gostou na web.

Por exemplo, se eu gosto tanto de um artigo de blog que o compartilho em minhas contas sociais, posso fazê-lo em um clique em todas as minhas redes sociais!

Como você pode ver, posso adicionar a descrição que quero para cada rede social!

É simples assim e você pode optar por adicioná-lo à sua “fila”, agendá-lo para a próxima hora em seu calendário ou compartilhá-lo agora.

Alternativas:Hootsuite e Agorapulse.

2) Ubersuggest

Após o Buffer, oUbersuggesté minha segunda ferramenta favorita e uma das mais úteis para mim. Se eu descrevesse o Ubersuggest em poucas palavras, diria que é a melhor ferramenta para marketing de conteúdo e SEO.

E eu digo desde o início. Étotalmente gratuito(por enquanto).

Então o que isso faz?

Basicamente, ele tinha apenas um recurso: encontrar palavras-chave de cauda longa a partir de uma palavra-chave.

Por exemplo, se eu pesquisar a palavra-chave “marketing digital”, a Ubersuggest sugerirá várias palavras-chave de cauda longa, como:

  • Mestre digital de marketing
  • Treinamento de marketing digital
  • Definição de Marketing Digital
  • Etc.

Você entende rapidamente o interesse dessa funcionalidade na pesquisa de palavras-chave, o que é essencial quando se deseja posicionar um conteúdo nos mecanismos de pesquisa para uma palavra-chave específica.

É também essa ferramenta que eu uso para analisar todas as palavras-chave de cauda longa vinculadas a uma palavra-chave genérica, como “publicidade no Facebook”, “marketing digital”, “marketing de conteúdo” etc.

Hoje, o Ubersuggest oferece muitos outros recursos que não mostrarei a todos neste artigo (levaria muito tempo).

Permite, por exemplo,encontrar ideias de conteúdo apartir de uma simples palavra-chave. Se eu digitar “histórias do Instagram”, o Ubersuggest sugerirá artigos que contenham essa palavra-chave em seus títulos.

Neste exemplo, vejo que o artigo “Como usar as histórias em destaque no Instagram” pode se encaixar perfeitamente na minha linha editorial. Eu escrevo 😉

Mas isso não é realmente …

Por apenas alguns meses, a Ubersuggest conseguiu analisar em detalhes o campo de qualquer concorrente. Se pegarmos o meu, você pode ver na imagem abaixo:

  • O número de palavras-chave orgânicas que me trazem tráfego
  • Tráfego orgânico mensal (esta é uma estimativa raramente exata)
  • Pontuação do meu domínio (de 1 a 100)
  • O número total de backlinks (links de entrada para o meu site)

Nesta captura de tela, você também viu a evolução do meu tráfego, o ranking de SEO das minhas melhores páginas e todas as palavras-chave que me trazem tráfego.

Tudo isso de graça, é claro.

Se você clicar na guia “Páginas principais”, obterá uma visualização bastante detalhada das páginas que me trazem mais tráfego, com uma estimativa do número de visitas mensais, das principais consultas (palavras-chave) desta página e até dos sites. que apontaram para a página em questão!

Alternativas:SEMrush,SpyFu,Ahrefs(todas pagas, mas muito mais completas).

3) Campanha Ativa

Você sonha em enviar emails para milhares de pessoas em apenas alguns cliques ou enviar automaticamente um email de acordo com uma ação específica em seu site?

O Campaign ativoé a ferramenta ideal para tornar seu sonho realidade.

Se o compararmos com uma das soluções mais conhecidas do mercado, oMailChimp, é verdade que o Active Campaign fará com que muitos profissionais de marketing hesitem.

O MailChimp tem a vantagem de oferecer uma interface “mais bonita”, mais simples de usar e que custa menos! O MailChimp também oferece o uso gratuito de até 2.000 contatos.

Por outro lado, a campanha ativa é muito menos atraente, muito mais complexa e mais cara! Então, por que estou sugerindo essa ferramenta para você?

Porque eu trabalhei com esses 2 autoresponders!

O MailChimp é mais fácil de usar, é verdade, mas é muito menos eficaz que o Active Campaign.

O MailChimp é mais barato, é verdade, mas tem muito menos funcionalidade. As opções de automação estão a anos-luz das do Active Campaign.

Com o Active Campaign, você pode enviar campanhas de marketing ad-hoc tão facilmente quanto no Mailchimp para pessoas inscritas em uma lista de email ou um segmento muito específico dessa lista.

Por exemplo, se você enviar um email para promover um serviço de publicidade no Facebook, poderá optar por enviá-lo apenas para pessoas que expressarem interesse em publicidade no Facebook com base em:

  • Os links nos quais eles clicaram nos seus e-mails
  • Os recursos que eles carregaram no seu site
  • As páginas que eles viram no seu site

Você também pode agendar uma série de emails enviados automaticamente e de acordo com um cenário previamente definido. Esse cenário pode variar de simples a complexo.

Como não sou especialista, sempre me limitei aocenário básicode uma sequência de emails automáticos, enviando emails um após o outro. Às vezes adiciono condições, mas é bastante raro.

Os profissionais de marketing por email enviam emails muito específicos de acordo com os links em que você clicou, os emails que você abriu (ou não abriu), as “tags” atribuídas a você no autoresponder etc.

Planejar esse tipo de sequência automática tem sido claramente um trunfo para minha empresa nos últimos meses.

Essas seqüências de e-mail me permitiram aumentar as vendas do meu treinamento on-line (que ficou parado por um tempo) e gerar leads para o meu treinamento e serviços.

Alternativas:MailChimp,ConvertkiteGetResponse.

4) Buzzsumo

Eu falei sobre o Ubersuggest, que permite analisar a estratégia de SEO de seus concorrentes e descobrir idéias de conteúdo a partir de uma palavra-chave.

Nem sempre é suficiente desenvolver uma estratégia de conteúdo. As redes sociais também são importantes. O conteúdo que funciona bem no Google pode não ter tanto sucesso nas mídias sociais, e o contrário também é verdadeiro.

E se você quiser ter certeza de que seu próximo conteúdo tenha muito compartilhamento de mídia social?

Com o Buzzsumo, está longe de ser impossível!

O Buzzsumo é um pouco como o Google para conteúdo compartilhado em redes sociais.

O princípio é simples. Você digita uma palavra-chave (por exemplo, “publicidade no Facebook”) e o Buzzsumo enviaos artigos mais compartilhados que contêm essa palavra-chave.

Como você pode ver, você pode ver os detalhes dos compartilhamentos por rede social e pode até filtrar os resultados por rede social (por exemplo, mostrar o conteúdo com mais envolvimento no Facebook).

Além disso, o Buzzsumo também informa que a OMS compartilhou o artigo em questão no Twitter, clicando em “Exibir compartilhadores”. São pessoas com as quais você pode entrar em contato para pedir que compartilhem SEU artigo (se estiver próximo do que eles já compartilharam).

A outra atração desta pesquisa é encontrar qualquer tendência. O que todos esses artigos de publicidade do Facebook foram os mais compartilhados?

  • Um assunto em particular?
  • O ângulo de abordagem?
  • O tipo de artigo (lista, guia, instruções)?

Como no Ubersuggest, você também pode digitar o URL de um concorrente e o Buzzsumo enviará os artigos mais compartilhados de seu blog.

Tudo o que acabei de mostrar é apenas uma pequena amostra dos recursos do Buzzsumo.

O Buzzsumo também permite que você pesquise no Facebook o conteúdo que mais gerou interação!

Neste exemplo, procurei as vidas mais interessantes do Facebook na publicidade no Facebook.

Vejo que as vidas mais bem-sucedidas do Facebook são as de Robin Vézina. Um fala sobre o futuro da publicidade no Facebook e o outro fala sobre campanhas publicitárias no Facebook com influenciadores.

Aqui estão algumas idéias para artigos ou vídeos ao vivo que, sem dúvida, funcionarão bem 🙂

Todos esses recursos têm um custo, oBuzzsumo não oferece um plano totalmente gratuito. O primeiro plano começa em US $ 79 / mês.

Isso pode ser um problema se você está começando ou ainda não está pronto para investir em ferramentas de marketing digital.

Nesse caso,use a versão gratuita de 7 diase faça o máximo de pesquisa possível antes do final do teste gratuito para encontrar o maior número possível de idéias 😉

Alternativas:Ubersuggest,Pesquisa no Twitter,SEMrush.

5) Google Analytics

O Google Analyticsé uma ferramenta subvalorizada.

É normal, é totalmente gratuito.

No entanto, as informações que você encontra lá são muito valiosas.

Se você não conhece o Google Analytics, tenha certeza deque é muito fácil aprender. Concretamente, permitirá analisar tudo o que está acontecendo no seu site, em particular:

  • Pessoas que visitam seu site
  • O comportamento deles no seu site
  • Como eles chegaram ao seu site
  • As páginas mais visitadas
  • As páginas com mais conversões
  • […]

Obviamente, para obter essas informações, você deve instalar o código de rastreamento do Google Analytics no seu site. Levará apenas alguns minutos. A maioria dos CMS permite integrar esse código sem muita dificuldade.

Após a instalação do código, é aqui que você poderá analisar mais profundamente o que está acontecendo no seu site.

Pessoalmente, gosto muito de analisar o relatório “Fonte / suporte” na seção “Aquisição”.

É um relatório que fornece uma visão geral de onde os visitantes são provenientes.

Nesta captura de tela, você vê que 80% do meu tráfego vem do Google, e é por isso que escrevo muito neste blog 😉

Também vemos que oLinkedInme traz cada vez mais tráfego. Eu também passo mais e mais tempo lá.

Além disso, vejo que Assinantes e Hellobar contribuem bem para o tráfego do meu site! Vou falar sobre essas 2 ferramentas depois de 🙂

Frequentemente, faço a comparação mês a mês para ver os aumentos e diminuições.

Dessa forma, posso reajustar o que não está funcionando e gastar mais tempo com o que já está funcionando (como o Google).

Tomei um caso simples para entender, mas sei que você pode realizar uma análise ainda mais aprofundada analisando a fonte de tráfego de cada página do seu site.

6) SEMrush

Atualmente, oSEMrushé provavelmente a melhor ferramenta de análise competitiva do mercado. De qualquer forma, essa é a reputação que o SEMrush conquistou ao longo dos anos.

Eu já falei sobre o Ubersuggest, que oferece possibilidades bastante avançadas para analisar a estratégia de SEO de uma empresa, masnão é nada comparado ao que o SEMrush permite fazer.

O SEMrush obviamente permite que você descubra rapidamente o tráfego, as palavras-chave, os backlinks e as páginas mais visitadas dos seus concorrentes (como a Ubersuggest).

No entanto, também permite encontrar os anúncios pagos no Google de um concorrente, tanto narede de pesquisa(anúncios de texto na parte superior dos resultados de pesquisa) quanto naexibição(banners).

Para dar um exemplo, analisei o site da Nike.

Observamos que os principais concorrentes pagantes da Nike são Sarenza, Spshoe.com, Sborta.com. Todos os sites que eu também posso analisar.

Também posso ver TODOS os anúncios de um concorrente e as palavras-chave pelas quais eles pagaram.

Em outras palavras, você pode conhecer as palavras-chave pelas quais seus concorrentes estão pagando, bem como o tráfego pago gerado por essas palavras-chave (eu imagino a utilidade dessas informações).

Eu estava lhe dizendo que você pode ver comosão osanúncios gráficos de um concorrente.

Novamente, você pode usar essas informações para inspirar o designer gráfico responsável por fazer seus anúncios.

O SEMrush não para no Google, mas também integra o componente social.

Com a ferramenta “Social Media Tracker”, você pode comparar o número de assinantes e o engajamento que possui com seus concorrentes (o SEMrush até sugere concorrentes).

Neste exemplo, percebemos que não tenho muitos assinantes em comparação com meus concorrentes, mas estou na 2ª posição se olharmos para o envolvimento total nas publicações.

A prova de queo número de assinantes não importa mais nas redes sociais!

Você me dirá que não é tão útil saber onde você está em relação a um concorrente.

Com o relatório “Conteúdo principal”, você pode descobrir quais publicações tiveram mais interações ou a maior taxa de engajamento durante um determinado período, para um determinado concorrente ou todos os concorrentes combinados.

Obviamente, essas informações são de enorme valor quando você sabe quantas plataformas sociais como o Facebook ou o Instagram recompensam as Páginas que produzem conteúdo atraente.

Então, quanto custa o SEMrush?

Você adivinhou, SEMrush não é grátis! Custa 99 € / mês, mas definitivamente vale a pena usá-lo se você investir seu tempo e dinheiro em SEO e SEA.

Observe que o SEMrush oferece uma versão freemium um pouco limitada, mas útil para se familiarizar com a ferramenta.

Alternativas:Ubersuggest,SpyFu.

7) Assinantes

Você certamente conhece esta estatística:98% dos visitantes de um sitesaem sem convertê-lo (comprando ou deixando os detalhes de contato) 🙁

Neste artigo, falei sobre email marketing para continuar a se comunicar com aqueles que já o conhecem (clientes, assinantes de boletins).

Você sabia que existe outra maneira, muito mais fácil (e mais rápida) de se comunicar com pessoas que já o conhecem?

Essas são notificações por push.

Em um navegador da web, você pode configurar esse alerta usando uma ferramenta comoAssinantes.

Quando o usuário clica no botão “Autorizar”, o proprietário do site podeenviar notificações por push.

Eu sei que você já conhece as notificações do seu smartphone. No computador, as notificações por push são assim.

Os assinantes se integram perfeitamente ao Google Chrome, Firefox e Safari.

Como o Google Analytics, basta instalar um pequeno pedaço de código no seu site e você terá um pop-up como o que eu mostrei que aparecerá no seu site.

Você também pode especificar um atraso antes que ele apareça. No meu site, eu escolhi 10 segundos.

Todos os dias, você coleciona novosassinantese literalmentenãotemnada para fazer.

Em segundos, você pode agendar notificações como esta.

Você pode distribuí-lo a todos os seus assinantes ou a um segmento específico da sua lista de assinantes.

Um último recurso de que realmente gosto nos assinantes são ascampanhas de boasvindas. Assim que uma nova pessoa assinar suas notificações por push, elas receberão uma série de notificações pré-configuradas.

Os assinantes oferecem uma versão gratuita, mas isso é limitado. Além dos 200 assinantes, você deve ir para o próximo plano, que custa US $ 29 por mês.

Alternativas:Um sinal,Intercom.

8) Canva

O Canvaé talvez a ferramenta mais simples que conheço para criar belas ilustrações para as mídias sociais. Desta vez, digo imediatamente, o Canva oferece umplano gratuitoque é mais do que suficiente para você começar.

Usado pelos gerentes da comunidade para criar recursos visuais para redes sociais, o Canva também permite criar capas de eventos, documentos (por exemplo, ebooks, currículos) e outras coisas.

Por exemplo, se eu quiser criar um design para um anúncio, vou para a seção “Anúncios” e escolho o banner de minha escolha.

Se você clicar em “criar um banner no Facebook”, você será redirecionado para uma página que apresentamodelos projetados para você com o formato de imagem correto para anúncios do Facebook(1200 x 628 pixels). O Canva realmente pensou em tudo!

Para retomar a criação da minha imagem de publicidade, posso escolher um dos modelos do Canva para iniciar…

… Ou crie minha própria imagem.

Acabei de fazer um!

Simplesmente usei uma das fotos gratuitas disponíveis no Canva (existem mais de um milhão) e adicionei uma forma retangular que colori em laranja (a cor do meu site).

Depois, tornei o formulário transparente e adicionei texto ao formulário.

Levei apenas três minutos e sei que você pode fazer o mesmo com o aplicativo iOS ou Android se preferir trabalhar em um tablet ou smartphone.

Eu amo essa ferramenta, especialmente para esses recursos:

  • Redimensionamento mágico: você pode facilmente redimensionar uma imagem criada em um ou mais formatos para compartilhá-la em várias redes sociais (disponível apenas com o plano pago).
  • A adição de ícones e adesivosnas imagens (as mais bonitas são pagas)
  • Filtrospara tornar as imagens mais chamativas!
  • A possibilidade de integrar outros membrosda sua equipe e importar imagens feitas com outro software

Para concluir no Canva,sua simplicidade de uso otorna quase essencial, pois tudo é facilitado para quem não sabe usar software mais poderoso como o pacote Adobe.

Alternativas:Adobe Spark,Crello.

9) LeadPages

Se você vende serviços e deseja destacá-los, precisará depáginas de destino.

Uma página de destino é uma página que visa apresentar um produto, serviço ou mesmo uma oferta gratuita e na qual apenas uma ação é possível, como:

  • Preencher um formulário
  • Registre-se
  • Faça o download de um aplicativo
  • Experimente o software SaaS gratuitamente
  • Etc.

Criar uma página desse tipo não é fácil, especialmente se você não sabe codificar.

É aí que entra o LeadPages.

O LeadPagesé uma ferramenta que permite criar páginas de destino com bastante facilidade e que não requer habilidades técnicas.

É uma das ferramentas mais usadas por blogueiros, treinadores ou especialistas, pois permite criar páginas com uma aparência visualmente atraente e profissional.

O recurso que realmente me atrai para esse software é sem dúvida ascentenas de modelos de páginas de destino predefinidos, otimizados para conversõespara qualquer tipo de objetivo ou negócio.

Todos os modelos são classificados emdiferentes categorias(consultoria, geração de leads, concorrência) e / ou emdiferentes áreas de atividade(comércio eletrônico, finanças, marketing, saúde, etc.)

Ter uma biblioteca de modelos à sua disposição realmente faz a diferença se você não é especialista na criação de páginas de destino (sim, é um trabalho real por si só!).

Além disso, você pode observar qualquer modelo e ver qual deles mais gosta antes de se registrar no LeadPages.

Quanto custa o LeadPages?

O primeiro plano começa com apenas US $ 25 por mês (pagamento anual), o que é muito acessível para um software tão completo.

Alternativas:Unbounce,WordPress,Instapage.

10) Hellobar

Você gosta de pop-ups como este …

Ou barras flutuantes como a que você vê no meu site?

No computador, eles são menos perturbadores do que no celular.

Normalmente, os usuários não são grandesfãsde pop-ups.

E, no entanto, os profissionais de marketing na web (como eu) os amam! Isso ocorre porque eles ainda são eficazes hoje na coleta de endereços de email ou na promoção de ofertas.

Obviamente, estou pensando em você escolhendo as opções deintenção de saídapara que o pop-up seja acionado apenas quando você tentar sair do meu site.

Existem também dezenas de soluções pagas no mercado para criar pop-ups.

Como você imagina, testei vários e foi difícil escolher entre Thrive Leads, Optin Monster, Bloom e Hellobar.

Claramente, se eu tivesse que escolher um, seriaHellobar!

Porque

Porque é simples, completo e o design dos pop-ups é bastante bem-sucedido! A relação preço-desempenho permanece mais atraente que oOptin Monster,que pode rapidamente se tornar caro.

Mostrarei rapidamente os recursos do Hellobar.

Por enquanto, o Hellobar permite atingir diferentes objetivos de conversão, como:

  • Coletando e-mail
  • Contato telefônico
  • Envie tráfego para suas redes sociais
  • Enviar tráfego para um URL de destino
  • Faça um simples anúncio

Então você pode escolher entre a barra horizontal, a janela pop-up, o controle deslizante etc.

Finalmente, você pode escolher o design que mais gosta, independentemente da opção que escolher!

Todos esses modelos são infinitamente personalizáveis, mas você precisará gastar um pouco de tempo lá 🙂

O Hellobar existe em uma versão gratuita (mas limitada) e o primeiro plano pago começa em US $ 29 / mês.

Alternativas:Optin Monster,Prosperar leads,Convertbox.

conclusão

E aqui está a lista completa das 10 ferramentas de marketing que eu recomendo para gerenciar sua presença online.

Você viu que eu pensei em tudo:

  • SEO
  • Publicidade
  • Mídia social
  • Marketing de Conteúdo
  • Email marketing

Como eu disse, existem milhares de soluções no mercado.

Alguns oferecem quase a mesma funcionalidade e, às vezes, é apenas uma questão de preferência. É por esse motivo que também lhe dei alternativas bastante próximas para cada ferramenta.

Você é livre para experimentar todas essas ferramentas (mesmo as alternativas oferecidas) e ver quais deseja integrar em sua vida diária.

A maioria dessas ferramentas oferece uma versão gratuita ou uma avaliação gratuita de 7 dias. Isso me parece suficiente para fazer a escolha certa 🙂

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