treinamento magento2

Gerenciar Categorias – Loja virtual Magento 2

O cadastro de categorias no Magento serve para dividir os produtos, facilitando a compra ao cliente. É bem simples, mas antes de iniciá-lo o ideal é planejar as categorias para facilitar a visão geral da loja virtual.

Depois de planejar as categorias da loja, próximo passo é cadastrá-las no Magento. Para isso:

1- Acesse o painel administrativo da loja;

2- Vá até Catálogo > Categorias;

Nesta tela você visualiza todas as categorias na loja a esquerda e uma tela-padrão de criação de nova categoria principal e subcategoria.

categoria_1.PNG

Aba inicial

Ativar categoria: marque como SIM para torná-la ativa e permitir a navegação por seus produtos.

Incluir no menu: o menu de navegação é o menu de categorias que aparece em sua loja virtual. Se marcada como não, a categoria não será listada, mas ainda assim poderá ser navegada se acessada diretamente por sua URL.

Nome da categoria: o nome da categoria, como ela aparecerá no menu de categorias.

Aba conteúdo

Imagem da categoria: campo para fazer upload de uma imagem para ser usada como imagem da categoria.

Descrição: descrição da categoria para ser utilizada no tema.

Adicionar bloco CMS: essa configuração permite que um bloco estático seja exibido na página. 

Aba configurações de exibição

Modo de exibição: define a forma que a categoria será exibida na página do Magento.

Exclude Category in Search: se ativa a categoria não será exibida na busca. 

Âncora: marque Sim para que os produtos sejam exibidos na categoria.

Lista de produtos ordenada por: Essa opção exibe como os usuários podem ordenar os produtos na página da categoria. Por padrão do sistema, há três ordens: Posição, Nome e Preço. Para que todas apareçam, deixe selecionado a opção”Usar Todos”.

Ordem padrão da lista de produtos: é o atributo padrão a ser utilizado para ordenar os produtos na página das categorias.

Dimensão dos Intervalos de Preço na Navegação por Intervalos de Preço: determina qual será a variação de preço na navegação em camadas. Por exemplo, 100 indicará que a navegação será dividida entre preços de 0 a 100, de 101 a 200, de 201 a 300 e assim por diante.

Aba otimização para motores de pesquisa (Seo)

Chave URL: o campo é preenchido automaticamente mas é possível alterá-lo. Ao alterar a chave mantenha a opção “Criar redirecionamento permanente para a URL antiga” selecionada. 

Meta título: campo para inserir o meta título da página, normalmente é utilizado o mesmo nome da categoria.

Meta Palavras-chave: insira as principais palavras que definem melhor o tema da categoria. Por exemplo: se a categoria é câmera digital podemos usar câmera, sony, nikon, canon, 10 mega pixels e etc. São palavras que auxiliam a busca dos produtos em sites de busca.

Meta Descrição: insira uma breve descrição sobre a categoria. O ideal é que seja no máximo 2 linhas.

Aba produtos na categoria

Há duas formas de vincular os produtos a uma categoria. A primeira, é no momento de cadastro do produto e a segunda no momento de cadastro de uma nova categoria, através da aba “Categorias de Produtos”. Inicialmente visualizamos apenas os produtos já relacionados a categoria, os demais não são exibidos. Para exibir todos os produtos, clique em limpar filtros.

Selecione os produtos que fazem parte desta categoria através da primeira coluna. No final, clique em Salvar

Aba design

Essa aba é para uma configuração avançada do template, sugerimos que mantenha as opções padrão marcadas e solicite apoio do suporte caso queira alterar as opções, já que as configurações podem alterar o layout da loja virtual. Abaixo, descrição de cada campo para melhor entendimento da ferramenta.

Usar Definições da Categoria Pai: se marcado como “sim”, utilizará as mesmas configurações da categoria-pai.

Tema: permite a alteração tema no frontend da loja virtual (Não altere o tema, pois existe a possibilidade de alterar o layout desenvolvido).

Layout: é possível aplicar um layout diferente do layout-padrão para as categorias, escolha o layout desejado no menu dropdown.

Atualização do Layout XML: é possível inserir atualizações de layout, em XML, para a cateogria especifica.

Aplicar o Design aos Produtos: se marcado como “sim”aplicará as configurações da categoria a todos os produtos que estejam cadastrados dentro dela.

Aba agendar atualização do design

Agendar atualização de: permite agendar o dia para as atualizações do layout definidas na aba design e o período que o design permanecerá alterado. 

É possível criar categorias de um nível, dois níveis e três níveis. Para criar o primeiro nível selecione “Adicionar Categoria Raiz ” a categoria será exibida no fim da lista. Se achar necessário criar outros níveis selecione a categoria e clique em “Adicionar Subcategoria”, preencha as outras abas e salve. 

nova_categorias.gif
Comentar com Facebook

Blog Relacionado