Estratégias SEO: a influência da pesquisa por voz

O seu negócio está preparado para o futuro? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deve fazer se quiser se manter relevante no mercado.

No marketing digital, é preciso ficar ainda mais atento por conta da velocidade das mudanças e surgimento de novas tecnologias. Por isso, ter fluidez nas estratégias, principalmente quando se trata de SEO, é fundamental.

O ano de 2019 trouxe a era dos assistentes virtuais inteligentes. Aliados à Inteligência Artificial, tecnologias como Siri, Google Assistant e Alexa introduziram de vez a pesquisa por voz na vida das pessoas.

A tradicional busca por texto está cedendo lugar para a busca direto pela voz e a otimização dos sites se faz urgente para acompanhar essa tendência.

Para se ter uma ideia do tamanho da mudança, estima-se que, até 2020, 50% de todas as pesquisas serão feitas por voz.

Não é pouca coisa! A busca por voz altera os resultados da pesquisa e traz novos desafios para o empreendedor se manter relevante.

A seguir vamos explicar como funciona e como você pode preparar a sua empresa para os impactos das pesquisas por voz, inclusive dando uma turbinada nas estratégias de SEO para tornar seu site ainda mais ranqueável.

Como funciona a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz, também chamada de Voice Search, é um sistema de busca que substitui a necessidade de digitar as palavras-chave numa caixa de busca pelo uso da voz.

Se você já usou a Siri de um Iphone ou falou “Ok Google” para seu smartphone Android, você já fez uma Voice Search, mesmo que apenas para brincar com a ferramenta com perguntas divertidas.

O funcionamento se dá pelo reconhecimento do seu discurso pelo assistente digital para, então, converter em texto e iniciar a busca na internet normalmente.

Até pouco tempo atrás, o principal uso da Voice Search era exatamente fazer buscas como você faz no Google.

Mas hoje é possível ir além com os assistentes digitais. Essas são algumas das funções presentes nos sistemas operacionais atuais:

  • Pesquisas;
  • Compras;
  • Iniciar ligações telefônicas;
  • Redigir mensagens de texto;
  • Gerenciamento de e-mail e calendário.

A Voice Search muda como nós interagimos com os dispositivos e pensamos nossas buscas. Com o aumento da utilização desse mecanismo, a experiência do usuário evolui e é preciso entender como isso impacta a presença do seu negócio na web.

Os impactos da pesquisa por voz nas estratégias SEO

Com a evolução dos sistemas de assistentes virtuais integrados aos dispositivos móveis e a expansão do mercado de assistentes digitais como a Alexa e Google Home, a tendência é que a pesquisa por voz só aumente.

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