5 níveis de marketing digital e o processo de vendas

A entrega de serviços pessoais a clientes online pode aumentar as vendas e criar sua base de clientes. Isso pode ser feito seguindo um processo de cinco etapas como parte da suaestratégia de marketing digital. Uma presença de vendas on-line bem-sucedida pode orientar seus clientes no processo de seleção e compra.

Atendendo às necessidades do cliente com marketing digital

A comercialização bem-sucedida de um produto ou serviço para um cliente significa entender suasnecessidades psicológicas. Se você está vendendo um produto, está vendendo a ideia de que ele resolverá o problema específico de um cliente ou atenderá a sua necessidade específica. Se você estávendendo um serviço, precisa entrar em contato com a dor de seu cliente em potencial para atrair o interesse deles pelo que está oferecendo. Isso pode ser feito incorporando um processo de vendas em cinco etapas à sua estratégia de marketing.

A criação de uma presença de vendas on-line bem-sucedida pode ser alcançada, garantindo que você represente e corteje seu visitante através dos cinco níveis do processo de vendas em seu site.

Processo de vendas de marketing digital em cinco etapas

Para atender às necessidades dos clientes e ter uma presença de vendas bem-sucedida no mundo virtual, é necessária uma estratégia de marketing na Internet que envolva um processo de cinco etapas:

  1. Marketing / prospecção para seu mercado-alvo e público-alvo
  2. Criando credibilidade e confiança
  3. Acompanhamento e cortejo do comprador durante o processo
  4. Apresentar o produto ou serviço que atenda às suas necessidades
  5. Fechando a venda

Esses cinco níveis do processo de vendas são os principais componentes que moverão o visualizador do site de visitante para cliente. Ao representar cada nível e cortejar seu cliente em potencial por esses níveis, você poderá mover as transações do seu site do fracasso para o sucesso.

Os cinco níveis constroem um sobre o outro de várias maneiras. Uma estratégia de marketing digital feita corretamente definirá claramente todos os cinco níveis do processo e como eles são representados no seu site. A estratégia ajudará você a definirobjetivos de marketingdigital realistas e atingíveis . Também o ajudará a usar cada etapa para criar e influenciar as outras, para que o processo avance continuamente em direção ao fechamento bem-sucedido da venda.

Marketing / Prospecção

Prospecção é o primeiro passo no processo e é o resultado do marketing. É a entrega de tráfego direcionado qualificado à sua loja virtual. Isso pode ser alcançado através da otimização de mecanismos de pesquisa, pagamento por cliques ou anúncios que atraem pessoas ao seu site. Quando eles estiverem lá, é seu trabalho e responsabilidade entregar sua proposta de venda exclusiva (USP). Para determinar seu USP, você precisará entender o seguinte:

  • Como seu produto ou serviço preenche um vazio no mercado
  • Como sua empresa se destaca como distinta e atraente e o que a diferencia da concorrência

Criando credibilidade e confiança

Em um negócio de tijolo e argamassa, a confiança é construída pela interação humana. Cumprimentar uma pessoa quando ela entra pela porta ou ajudá-la fisicamente a encontrar algo é facilmente realizado. Este próximo passo também pode ser feito virtualmente, o que criará confiança e credibilidade para os visitantes do seu site.

Você também cria essa mesma confiança e credibilidade pelos elementos que cercam o design e o desenvolvimento do seu site. Seu espectador está julgando inconscientemente sua credibilidade, observando o seguinte:

  • Aparência do site como profissional e legítima
  • Imagens atraentes e links de trabalho
  • Ortografia e gramática adequadas
  • Navegação fácil
  • Políticas de garantia e privacidade facilmente localizadas
  • Informações de suporte e produtos facilmente acessíveis

Seu site deve funcionar como um personal shopper, um assistente virtual ao vivo que conhece as necessidades dos visitantes e oferece soluções facilmente acessíveis.

Acompanhamento e cortejo do comprador

Uma pessoa que visita seu site foi segmentada se você seguiu as primeiras etapas na prospecção. O próximo passo é qualificar seu visitante. Uma pessoa visita seu site porque está procurando uma solução para um problema, que pode ser um produto ou serviço. Estudos de marketing na Internet mostram que sete em cada dez visitantes de um site estão preparados para comprar. Aproveite o tempo para acompanhá-los ao que eles precisam.

Sua navegação deve ser estruturada para ajudar aqueles que sabem exatamente o que querem, aqueles que sabem o que querem em geral, mas não têm certeza sobre os detalhes, e aqueles que estão navegando e precisam de alguma orientação.

Apresentando o produto ou serviço

O processo de apresentação é como você apresenta seus produtos ou serviços aos visitantes enquanto os orienta no processo de seleção depois de acompanhá-los e determinar suas necessidades no estágio anterior.

Observe que cada nível do processo se sobrepõe. Ao apresentar seus produtos ou serviços a um visitante, certifique-se de manter a atenção e o interesse deles, motivando-os a continuar com a venda.

Fechando a Venda

Verifique se o site fecha efetivamente a venda. Isso envolve fornecer informações suficientes sobre seus produtos e serviços, como políticas ou garantias de garantia, para garantir a satisfação do cliente. Além disso, considere adicionar depoimentos para cada produto ou serviço para aumentar a credibilidade. Por fim, certifique-se de fornecer informações específicas de pagamento, envolvendo cartões de crédito ou cheques pessoais, para eliminar qualquer adivinhação que possa arruinar uma venda. Se você efetivamente cortejar seu cliente em potencial através dos cinco níveis, poderá mover seu site do fracasso para o sucesso.

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